TOXINA BOTULÍNICA OU PREENCHIMENTO FACIAL?

A ação do tempo e fatores como exposição ao sol, poluição, estresse e cigarro, causam a perda da elasticidade e da capacidade de regeneração da pele. Como resultado, surgem a flacidez, as manchas e as linhas de expressão. Porém, existem diversos tratamentos, como a toxina botulínica e o preenchimento facial, capazes de manter nossa pele saudável e rejuvenescida.

A toxina botulínica tem a função de paralisar temporariamente a musculatura de áreas especificas da face, impedindo o aparecimento de rugas e suavizando as existentes. Ela é usada no tratamento das “rugas de expressão”, que aparecem quando rimos, choramos e ficamos aborrecidos. A aplicação pode ser feita para amenizar as linhas na testa, vincos entre as sobrancelhas, pés de galinha e rugas no nariz.

Já o preenchimento facial tem a função de aumentar partes do rosto ou de preencher as chamadas “rugas estáticas”, que são as rugas visíveis mesmo com a face em repouso. O preenchimento é realizado com substâncias absorvíveis pelo corpo, como o ácido hialurônico e a gordura do próprio paciente. A aplicação pode ser feita para amenizar o bigode chinês, as rugas acima dos lábios, as olheiras e o olhar profundo. Também é utilizado para arquear sobrancelhas e aumentar o volume dos lábios, maçãs do rosto, queixo e mandíbulas.

Em todos os casos, as aplicações são realizadas no próprio consultório e os resultados duram em torno de 6 meses para toxina botulínica e até um ano para o preenchimento. Por fim, jamais aceite realizar preenchimentos com substâncias permanentes (as que não são absorvidas pelo organismo), como o Hidrogel e o PMMA, pois tais produtos podem causar danos gravíssimos à saúde e estética do paciente.

 

Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Email
WhatsApp
LinkedIn