TIPOS DE ANESTESIA

Os anestésicos são uma combinação de medicamentos que desempenham funções diferentes em nosso corpo, como bloquear a dor, relaxar a musculatura e dar amnésia para impedir que o paciente se lembre da cirurgia. Para a cirurgia plástica, são utilizados os seguintes métodos anestésicos:

1. Anestesia Local: utilizada para procedimentos simples e pouco invasivos, ela evita a dor na área operada e o paciente permanece acordado e consciente durante todo o procedimento.

2. Anestesia Local com Sedação: utilizada em procedimentos um pouco mais invasivos e longos, ela evita a dor na área operada e o paciente permanece desacordado durante todo o procedimento para que não sinta nenhum tipo de desconforto ou ansiedade.

3. Anestesia Geral: utilizada em cirurgias mais complexas ou em pacientes que necessitam de cuidados no controle de suas funções vitais, como a respiração, a oxigenação e os batimentos cardíacos. Ela evita a dor na área operada e o paciente permanece desacordado durante o procedimento

4. Anestesia Peridural: utilizada em casos específicos, ela é aplicada na coluna vertebral, sendo capaz de bloquear a sensibilidade a partir de vários níveis do tórax ou do abdômen.

Para definir o tipo de anestesia ideal, o médico anestesista precisa realizar uma avaliação criteriosa do paciente, levando em conta seu estado de saúde, hábitos de vida e a região a ser operada. Os efeitos da anestesia são revertidos após o termino da cirurgia e o paciente se recupera em até duas horas, sendo recomendado ficar sem dirigir ou fazer esforço físico por pelo menos 24h.

 

Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Email
WhatsApp
LinkedIn