1) A prótese de mama reduz a sensibilidade dos meus seios?
É possível que nos primeiros meses da colocação do implante a paciente tenha a sensibilidade dos seios reduzida, mas que gerlamente volta ao normal 6 meses após a cirurgia.
2) Devo colocar o implante acima ou abaixo do músculo?
A prótese acima do músculo é indicada para mulheres com tecido mamário suficiente para cobrir e suavizar o contorno dos implantes ou que tenham um pouco de flacidez. A prótese abaixo do músculo é indicada para mulheres com pouco volume de mama e sem flacidez.
3) Posso amamentar após a colocação dos implantes?
A colocação da prótese de silicone não afeta o funcionamento das glândulas mamárias e, portanto, a paciente pode e deve amamentar normalmente. Caso a cirurgia seja associada com o lifting de mamas, aí sim o aleitamento poderá ser afetado, pois a cirurgia remove parte das glândulas mamárias para poder remodelar o formato dos seios.
4) A prótese atrapalha o diagnóstico do câncer de mama?
Não! O implante de silicone é colocado sempre abaixo das glândulas mamárias, o que, inclusive, acaba facilitando a percepção de nódulos no exame de toque. É muito importante que as pacientes realizem anualmente os exames de mama, que podem indicar qualquer problema nos seios e prevenir o desenvolvimento do câncer.
5) Quando devo trocar a minha prótese?
Apesar de a tecnologia e a segurança terem evoluído bastante e a maioria dos fabricantes fornecer certificado de garantia vitalício, é necessário realizar a troca nos seguintes casos: prótese com defeito de fabricação; prótese rompida ou mal posicionada; dor ou deformidade no implante; prótese fabricada antes de 2005 e que esteja com a data de validade vencida; pacientes com flacidez e excesso de pele (neste caso, é feita a remoção do excesso de pele e uma nova prótese é colocada por baixo do músculo peitoral, para evitar que as mamas voltem a cair).
6) Como eu sei se está tudo bem com os meus implantes?
Quem possui implante de silicone precisa estar sempre atento ao aparecimento de coceiras, latejamento, inflamação das glândulas mamárias ou cistos e diante de qualquer desconforto, deve procurar imediatamente o seu cirurgião. É muito importante realizar também a mamografia e o ultrasom anualmente, pois eles são capazes de identificar qualquer problema com as mamas e ou os implantes!
Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica