Uma das principais preocupações dos meus pacientes, tanto homens quanto mulheres, está em combater as olheiras. Elas são bastante comuns em adultos de todas as idades, sendo muito temidas por nos deixar com um aspecto cansado a aparência envelhecida. As olheiras podem ser causadas por fatores como hereditariedade, anemia, falta de oxigenação na pele, insônia, estresse, má alimentação e tabagismo. Para evitar que elas apareçam ou se agravem, é fundamental tomar os seguintes cuidados:
1. Faça compressas frias na região dos olhos;
2. Tenha uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas antioxidantes e ferro;
3. Procure dormir pelo menos oito horas por dia;
4. Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarro durante a noite;
5. Use cremes antioxidantes, de acordo com a indicação de um dermatologista.
Quando não são cuidadas adequadamente, as olheiras tendem aumentar, sendo que nos casos mais crônicos é recomendado a realização de tratamentos, como:
> Carboxiterapia: aumenta o fluxo de oxigênio e a produção de colágeno da pele, melhorando substancialmente as olheiras.
> Aplicação de Luz Pulsada: trata da pigmentação escura nas pálpebras e de peles muito finas. Ela estimula a circulação e a produção de colágeno, melhorando a saúde da pele.
> Preenchimento com Ácido Hialurônico: utilizado em casos de cavidade do globo ocular profunda, dando mais volume à pele, que fica nivelada com a face.
> Retirada das Bolsas de Gorduras Abaixo dos Olhos: a pele fica lisa e com menos sombreamento.
> Peelings Químicos: remove as células mortas da pele e estimula a produção de colágeno.
Antes de se submeter a qualquer tipo de procedimento, é fundamental passar pela avaliação de um especialista, que irá indicar o tratamento mais adequado para cada caso. Lembrando que diagnósticos precoces permitem tratamentos menos invasivos e melhores resultados.
Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica