A celulite é sem dúvida a imperfeição estética mais comum entre as mulheres e ocorre devido ao acúmulo de gordura e fibrose abaixo do tecido cutâneo. Por formar uma estrutura irregular, ela acaba deixando a pele com uma aparência “esburacada”, podendo surgir por uma série de fatores, como:
1. Má alimentação: beber pouca água, comer alimentos gordurosos ou muito calóricos, sal, refrigerante, açúcar, café e produtos industrializados, contribui muito para o aparecimento das celulites.
2. Fatores Genéticos: problemas no sistema circulatório, facilidade para ganhar peso ou baixa concentração de colágeno nas células da pele.
3. Cigarro e bebidas alcoólicas: tanto o cigarro quanto o álcool prejudicam a circulação sanguínea e fazem o corpo produzir grandes quantidades de radicais livres, que envelhecem as células da pele.
4. Sedentarismo: quem não pratica atividade física, possui maior propensão ao acúmulo de gordura e a flacidez.
5. Alterações hormonais: provocam grandes mudanças ao nosso metabolismo, podendo ocasionar o acúmulo de gordura e a retenção de líquidos.
6. Stress: quem sofre de muita tensão acaba produzindo uma quantidade grande de hormônios, que favorece o acúmulo de gordura corporal e a retenção de líquidos.
7. Calças apertadas e salto alto: atrapalham a circulação sanguínea, favorecendo o surgimento da celulite. Procure evitar o uso destas vestimentas sempre que possível.
Mesmo quem é magro pode ter celulite e para suavizar o problema, temos as seguintes recomendações:
1. Procure um nutricionista esportivo, que irá indicar uma combinação ideal de exercícios físicos e dieta balanceada, para eliminar a gordura corporal e reduzir as celulites.
2. Faça drenagem linfática regularmente, para eliminar o excesso de líquidos, resíduos e toxinas e estimular a circulação sanguínea, suavizando a aparência irregular da pele.
3. Faça sessões de laser para suavizar a camada de gordura abaixo da pele e estimular a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e elástica.
4. Para as gorduras localizadas, mais difíceis de perder, a lipoaspiração elimina o tecido adiposo, reduzindo substancialmente as celulites.
Por fim, tome cuidado com os “cremes para celulite”, pois não existe evidências científicas que comprovem sua eficácia, podendo inclusive fazer mal à saúde de quem tem problema na circulação sanguínea.
Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica