O QUE É MELASMA E COMO TRATAR

Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, colo e braços, sendo bastante comum em mulheres de 20 e 50 anos e tem como causa os seguintes fatores:

1) Exposição ao sol – principal causador das manchas e é por isso que os casos aumentam tanto no verão.

2) Alterações hormonais durante a gravidez, problemas de tireóide ou fatores genéticos.

3) Uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais.

4) Pessoas com o tom de pele mais escuro, como descendentes de indianos, hispânicos, asiáticos e africanos, por possuírem maior pigmentação de melanina na pele.

5) O calor também contribui para o surgimento ou agravamento das manchas, mesmo em funções do dia a dia, como fazer sauna, cozinhar, passar roupa e secar o cabelo com o secador.

O tratamento é realizado com uma combinação de antioxidante oral, loção clareadora e filtro solar com cor, pois a cor do filtro solar cria uma barreira extra de proteção contra o sol e a radiação de luzes artificiais. Caso não resolva o problema, é possível realizar um tratamento mais profundo com microagulhamento, que apresenta bastante eficácia. Quem já teve melasma deve ter cuidado redobrado com o sol, pois mesmo um curto período de exposição sem filtro solar pode fazer as manchas retornarem. Antes de se submeter a qualquer tipo de tratamento, é fundamental que o paciente se consulte com um especialista, que irá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

 

Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Email
WhatsApp
LinkedIn