COMO TRATAR QUELOIDES

Queloides são deformidades nas cicatrizes, em que o tecido cutâneo cresce em excesso. Geralmente, ocorrem nas orelhas, ombros, tórax e dorso, sendo um problema bastante comum em jovens, asiáticos e pessoas de pele mais escura, causando um desconforto físico e psicológico nos pacientes. O tratamento consiste em uma cirurgia para remoção do queloide e tratamentos complementares com medicamentos, laser e radioterapia. Como existe o risco de o queloide voltar, é fundamental que os pacientes tomem os seguintes cuidados após a cirurgia:

1. Evite exposição ao sol por um mês e após este período use muito filtro solar FPS 30 ou maior;

2. Tome dois litros de água por dia para hidratar as células da pele;

3. Use hidratante corporal sempre após o banho com a pele ainda úmida;

4. Evite coçar ou lesionar as cicatrizes existentes;

5. Evite cigarros e bebidas alcoólicas por pelo menos um mês;

6. Faça dieta balanceada, rica em proteínas magras, vitaminas e antioxidantes e evite consumir produtos industrializados.

Para evitar o surgimento de novas queloides, quando tiver lesões e machucados, jamais arranque a casquinha e mantenha sempre o machucado limpo, seco e protegido com curativo.

Caso perceba uma cicatriz que esteja se transformando em queloide, procure um dermatologista o quanto antes para que ele possa indicar o tratamento mais adequado e, assim, obter melhores resultados.

Email
WhatsApp
LinkedIn