É muito comum ocorrer nas novas mamães acúmulo de gordura, flacidez e estrias. No entanto, não é possível realizar qualquer tipo de cirurgia plástica durante a gestação e o aleitamento materno, pois podem prejudicar o desenvolvimento do bebê.
As mulheres devem esperar no mínimo seis meses após o término da amamentação para pensar em tratamentos estéticos. As cirurgias mais procuradas são a lipoaspiração, a abdominoplastia e a cirurgia de mamas, que ajudam a recuperar a forma física e a autoestima.
Quem pretende realizar uma cirurgia após a gravidez precisa se programar, pois no pós-operatório a paciente não poderá carregar peso, nem fazer força com os braços por 60 dias e, portanto, irá precisar de ajuda em todos os cuidados com o bebê durante a sua recuperação.
Por fim, vale ressaltar que quem colocou prótese de mama antes de engravidar pode e deve amamentar normalmente, uma vez que os implantes são sempre colocados abaixo das glândulas mamárias e não afetam a qualidade ou a quantidade do leite materno.
Dr. Eduardo Zampieri Gauch
Cirurgião Plástico
CRM 113650
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica