A Abdominoplastia tem como objetivo remodelar o abdômen do paciente para que fique com uma silhueta mais firme, harmoniosa e jovial. Esta é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e, portanto, resolvi listar as principais dúvidas das minhas pacientes:
1. Abdominoplastia serve para emagrecer?
Ao contrário do que muita gente imagina, não existe cirurgia plástica para emagrecer. A abdominoplastia é responsável por eliminar o excesso de pele e as estrias da região abdominal, sendo bastante procurada por pacientes que tiveram grande perda de peso ou após a gravidez.
2. A abdominoplastia remove as estrias?
A cirurgia consegue remover boa parte das estrias da região abdominal, que são eliminadas junto com o excesso de pele retirado. Para obter resultados ainda melhores, após o paciente se recuperar da cirurgia, recomendamos algumas sessões de laser ou carboxiterapia, capazes de eliminar quase por completo as estrias.
3. Posso engravidar após a cirurgia?
Logo após a abdominoplastia as mulheres já podem engravidar normalmente. A pele e os músculos abdominais que foram reparados durante o procedimento têm a capacidade de se expandir durante a gestação, não causando nenhum dano ao desenvolvimento do bebê. No entanto, pode haver perda dos resultados da cirurgia, sendo mais indicado realizar o procedimento após a gravidez. Caso a paciente engravide após a cirurgia, pode ser feita uma cirurgia corretiva para eliminar possíveis sequelas da gravidez.
4. Posso fazer Lipo e Mama junto com a Abdominoplastia?
A lipoaspiração e a mamoplastia podem ser associadas à abdominoplastia na mesma cirurgia, sendo esta uma prática bastante recomendada em alguns casos, para que as pacientes consigam alcançar o contorno corporal desejado. É importante ressaltar, que o paciente precisa estar com as condições clinicas ideais e se certificar de que a equipe médica que irá realizar o procedimento tenha o treinamento adequado para que o tempo total de cirurgia não ultrapasse 5 horas.
5. Preciso usar dreno após a cirurgia?
O dreno é indispensável na maioria das cirurgias de abdômen, devido à função que exerce em retirar os líquidos acumulados. Ele diminui substancialmente os problemas de cicatrização e os riscos de infecção e serve de alerta caso o paciente apresente algum sangramento após a cirurgia, de forma que seja rapidamente descoberto e tratado.